quarta-feira, 25 de maio de 2011

Homenagem de Nívea Sabino

sábado, 18 de dezembro de 2010

Homenagem que recebi da escritora Nívea Sabino

Hoje abri minha caixa de mensagens, e recebi um email, da Nívea Sabino, com palavras que mais do que me levaram as lágrimas, me fizeram entender a grandiosidade de uma amizade, e que as vezes nos esforçamos por coisas que muitas vezes na cabeça dos outros não fazem o menor sentido, mas uma hora na nossa vida, descobrimos que é o que faz mais sentido, e é mais importante que qualquer outra coisa, vou abrir a público a mensagem, porque palavras do bem, sim, devem ser expostas, palavras do coração devem ser ditas antes que nosso tempo aqui acabe...Nívea Linda Sabino, deus escolhe á dedo as pessoas "de bem" que passam em nossas vidas, e sou eternamente grata a ele, por ter me dado a oportunidade de conhecer um ser ímpar como você, mondbjs Abantesmicos !!!! kkkkkkkk










Escritora Izabelle Valladares

Escritora Izabelle Valladares

Cheguei à bela cidade de Cabo Frio e ela acolheu- me. Senti – me tão protegida, tão a vontade que parecia que não era a primeira vez que nos víamos pessoalmente.
Morena, cabelos longos, corpo de mulher brasileira, bronzeado pelo sol do Rio de Janeiro. O espírito sempre pronto para a batalha.
Ela chega, e não há como não notar. Vida própria, jeito de mulher decidida, mas a candura de menina revela a mãe que é mais amiga que a melhor amiga da gente. Escritora, ativista cultural e principalmente instigadora de espíritos literários.
Tudo em Izabelle é intenso, e por isso tenso. É pra hoje então se faça. Quebram-se muros, corre atrás de pregos, mas a construção é fato, literata construtora de pontes que abrem caminhos para talentos antes latentes.
O modo que ela apareceu na minha vida, é sobrenatural como os Contos que escrevo. Eu havia me inscrito no Concurso Literário de Contos, que não vem ao caso que eu mencione, mas por causa disso, eu me inscrevi também em um site de escritores e ela estava lá. Não chegou sorrateiramente, pelo contrário, chegou fazendo alarido, humilde e glamourosamente apresentou-se como organizadora da Antologia Ponte dos Sonhos. Ela não desistiu quando soube que eu escrevia, cobrou-me atitude, e aquela admiração primeira transformou-se em respeito.
Foi amor Ágape a primeira vista, para mais tarde ser meu oráculo.
O mais lindo de um ser humano, é sua alma. Porque o corpo passará, todas as dores passarão, todas as palavras ditas em discursos se perderão no ar, mas as atitudes e o exemplo esses permanecerão para sempre, senão gravados em placas e livros, sequer na carne pulsante dos corações.
Izabelle Valladares, que um dia num disparate disseram-me que não existia, se faz presente na vida de muitos escritores, na minha em especial, porque me impulsiona a não desistir diante das dificuldades que uma literata enfrenta. Por sinal esse sinônimo é dela, assim como o grito de Guerra: Vamos que vamos!
Uma nação feita de homens sem livros não é respeitada independentemente de sua riqueza ou belicosidade, pode ser hostil, mas não será jamais exaltada. É preciso incentivar a leitura e principalmente o ato de escrever, e o ativismo cultural é a veia aberta de um povo disseminando a sua arte, e a escrita por ser a mais primitiva de todas, se perpetua no tempo, quebra barreiras e ultrapassa qualquer entendimento porque se traduz e cada povo absorve as palavras e suas emoções contidas, chora, ri, em qualquer lugar do planeta tendo em mãos uma obra literária.
A inspiração de escrever e descrever Izabelle, não oriunda de sua profissão, de sua motivação de divulgar a cultura, é mais que isso, o que causa minha admiração por essa criatura polêmica é a simplicidade que ela demonstra, é o jeito de dar a volta por cima nos momentos de tribulação; é o senso de humor que ela tem, não importando a ocasião sempre há motivo para rir, uma filmagem meio de lado, um vestido azul entre os pretinhos básicos.
Ser imortal, divulgar a cultura sendo a luz dos holofotes, o glamour de ser e estar entre ilustres celebridades intelectuais não é o vértice de seus projetos porque não existe em sua vida lugar para mesquinharias, o mais importante que transcende o particular é o bem público, o seu objetivo é divulgar obras literárias, suas ou de outrem. Seus vários livros publicados e o sucesso literário, não deixam nódoas de orgulho em seu ser, pelo contrario a leveza com que trata as pessoas são sua marca registrada.
Izabelle se rejubila com o sucesso de outros escritores, divide, partilha, não só conhecimento, mas o próprio coração. Abre sua casa, acolhe no seio da sua família aqueles que desejam ver o Brasil sendo lido em muitas línguas.
Com o sucesso, virá o dinheiro, e com ele a satisfação de mais projetos realizados. Nem só de pão vive o homem, mas da palavra que sai da Boca de Deus. E Izabelle Valladares através das palavras, leva o pão da leitura, que abre as mentes e atravessa divisas levando a cultura do nosso povo para outros povos e nações.
Izabelle é isso, mãe e filha, escritora e imortal.



Nívea Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário